Oct 22, 2008

Reais Jogos Virtuais, Lx Factory - Festival Temps D'Images

 
Performance  Híbrida Transdisciplinar /Ambiente Interactivo  
Hybrid Transdisciplinary Performance/Interactive Environment

1.11.2008    21.30h
2.11.2008  19.30h e 21.30h

Ambiente Interactivo / Interactive Environment

1 e 2.11.2008   15 - 19h

Rua Rodrigues Faria, 103 Alcântara, Lisboa, Portugal

Second Life Location 




Sinopse

Reais Jogos Virtuais (RJV) integra a dança/performance e as artes media numa colaboração transdisciplinar. A arquitectura híbrida de espaços físico e virtuai confunde-se, assim como os habitantes: performers e audiência ao vivo e como avatares no Second Life. 

RJV situa-se na reflexão sobre o corpo face às tecnologias digitais, e a persistente descorporalização, particularmente com a crescente aderência aos videojogos e a modelos imersivos de comunicação em tempo-real da Internet. O entrelaçar de dimensões da experiência, com a virtualização do espaço físico e materialização de espaços e entidades virtuais, permite antever como orgânico e virtual formam as próprias realidades que se criam e apercebem.

Numa coreografia híbrida, personagens ao vivo e virtuais interagem entre si para assumir sublimados modos de comunicação. Movimento (físico e virtual) imagética e sonoplastia interagem entre si, através de sistemas computacionais, mas também co-existem autonomamente. A interacção entre movimento físico e modelos de mediação e representação virtual, os avatares, converge espaços habitualmente separados numa realidade realmente aumentada da experiência. 

Assim, RJV problematiza os ambientes imersivos dos videojogos e espaços de sociabilidade virtual (Second Life), as interfaces físicas (óculos de realidade virtual, motion capture, controlador Wii, e câmara web) e propõe outros jogos com os mesmos "brinquedos". A desconstrução humorada destes aparatos expande as suas possibilidades na inclusão da corporalidade, e desenha janelas experienciais e perceptivas face à realidade Cartesiana do escritório e do fitness que caracterizam a situação ocidental contemporânea.


Créditos
direcção artística / coreografia transdisciplinar Isabel Valverde
arte multimédia interactiva António Caramelo
performance Jorge Gonçalves / Inês Negrão
sonoplastia Ru*mor*
desenho de luz Nuno Valverde
animação avatar (Second Life) Isabel Valverde 
motion capture José Maria Dinis
second life Luís Santos
espaço cénico Maria Matos
figurinos Alexandra Sobral
camâra Rajele Jain, António Forte (DROID ID)
produção Sérgio Parreira

Apoio /  Support
 Direcção Geral das Artes, MovLAb/Universidade Lusófona das Humanidades e das Tecnologias,, VIMMI/INESC-ID DEI/IST, CENTA, Rumo do Fumo, UAveiro, Fundação Ciêntífica para a Computação Nacional, Sylgrut Center,  Lx Factory, NCS, Fundação Calouste Gulbenkian, Fórum Dança, ZDB, Vipulamati – Ample Intelligence, Kowhai Island/Second Life


Agradecimentos  / Thanks to
Filipe Luz, João Abrantes, Joaquim Jorge, João Madeiras Pereira, Bruno Araújo, Daniel Tércio/TeDance, Helena Figueiredo, Regina Mourisca, Paulo Bernardino, Rajele Jain, Kazike, Carlos Gordilho, Maria de Jesus, António José, Tiago e Guilherme Valverde, Bruno Monteiro, Grant Corbishley, Paul Sermon, DJ Aroma, Carlos Santos, Pedro Almeida, Mike Baker, Todd Cochrane, Vasco Sá, Deborah Hay, Luís Santos, Francesc Casadesus, Marlon Fortes, Catarina Assunção, Pedro Joel, Tin Tin, Ami, Clare e todos os que de muitas maneiras contribuíram para o projecto e mudança, 

No comments: